Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Estudo da OIT confirma que mulheres trabalham mais horas

Um estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) dia 19, mostra que o tempo total de trabalho das mulheres é de cerca de cinco horas a mais que dos homens por semana. A jornada inclui o trabalho formal e as tarefas domésticas. Segundo a OIT, enquanto os homens trabalham, em média, 43,4 horas por semana no mercado de trabalho e outras 9,5 horas em casa, perfazendo uma jornada semanal de 52,9 horas. Ao mesmo tempo, as mulheres têm uma jornada total de 58 horas semanais, sendo 36 horas no mercado formal de trabalho e 22 horas em casa.

Esse quadro, para a OIT, mostra a necessidade de políticas de conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar. Entre estas políticas, estão creches nos locais de trabalho, melhorias no transporte, jornadas flexíveis, além de maior divisão dos trabalhadores domésticos com os homens.

A OIT também demonstrou que a massiva incorporação das mulheres no mercado de trabalho não vem sendo acompanhada de um processo de redefinição das relações de gênero com relação à divisão sexual do trabalho, tanto no âmbito da vida privada, quanto no processo de formulação de políticas públicas e de ações por parte de empresas e sindicatos. Especialmente no concernente às responsabilidades domésticas e familiares.

Assessoria de Comunicação

  • Publicações1231
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações460
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudo-da-oit-confirma-que-mulheres-trabalham-mais-horas/3185961

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)