Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Senado debateu poderes do CNJ

    O SINDJUS/RS participou, por intermédio da FENAJUD, da audiência pública no Senado que discutiu a PEC 97/2011. A PEC trata do poder do CNJ para punir juízes com advertência, censura, remoção, disponibilidade e aposentadoria compulsória. A proposta, no entanto, não prevê penas de demissão e cassação de aposentadoria porque o Senado já aprovou medida com essa previsão, em 2010 (PEC 89/2003). A proposta, no entanto, encontra-se parada na Câmara dos Deputados.

    A aprovação da PEC que define na Constituição a competência do CNJ para investigar juízes e magistrados de forma concorrente - sem depender das corregedorias estaduais - é essencial para garantir o bom funcionamento daquele Órgão.

    Segundo a Corregedora Nacional de Justiça e Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliane Calmon, a emenda constitucional assegura a autonomia do CNJ, que já foi decidida liminarmente pelo STF, mas corre o risco de ser revista, já que a vitória foi por pequena vantagem (6 votos a 5), ou ainda modificada na Lei Orgânica da Magistratura. Ela também defendeu punições mais severas para juízes envolvidos em malfeitos.

    O Sindjus/RS vem acompanhando este tema e defende a necessidade de se ter, cada vez mais, maior transparência e controle social do Judiciário, em todas as suas esferas.

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações1231
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-debateu-poderes-do-cnj/3036586

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)