Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário sobre assédio moral traz situações que são realidade entre servidores no Judiciário

    Apesar de não tratar do assédio moral no âmbito do judiciário gaúcho, os casos e situações apresentados durante o Seminário Nacional sobre Assédio Moral: ética, saúde e aspectos legais, são um espelho da realidade vivenciada pelos servidores. O Sindjus/RS participou dos dois dias de debates (16 e 17/9), realizado no auditório do Ministério Público.

    Uma das situações apresentadas mostrou a elevada incidência de licenças-saúde, no serviço público do RS, com 41,56% dos afastamentos envolvendo casos de saúde mental e ortopedia/reumatologia. Uma situação não muito diferente da vivenciada hoje pelo Judiciário, onde os afastamentos são preocupantes.

    Entre as medidas que caracterizam assédio moral, alertado pelo Presidente do Sindicato dos Servidores Público - SINDISEPERS, Cláudio Augustin, está à pressão por metas e a exigência de cumprimento de tarefas muitas vezes impossíveis de serem realizadas.

    Já a especialista no tema e pesquisadora no assunto, a médica Margarida Barreto, destacou o conceito de assédio, as formas em que ele se apresenta e os danos para os trabalhadores. Afirmou que apesar de não termos um sofrímetro, podia garantir que a dor causada pelo assédio é muito grande. Existem situações mais graves, quando o assediado chega ao suicídio. Definiu a situação como um assassinato coletivo.

    Urgência de lei

    É urgente e necessário que o poder público do RS regulamente a penalização ao assédio moral, com lei de abrangência estadual, que penalize os assediadores. Não há como promover seminários, debates e ficar só no discurso. Os dados mostram um crescimento da prática dentro do setor público, o que exige medidas efetivas e urgentes para combatê-lo.

    Seminário Regional

    O Sindjus/RS lembra que no próximo dia 28, o tema é pauta do Seminário Regional que será realizado em Passo Fundo, no auditório da Faculdade de Direito Anhanguera (Rua Paissandu, 1200, Centro).

    As inscrições, gratuitas e com direito a certificado, vão até o dia 24 e podem ser feitas pelo emailsindjus@sindjus.com.br ou pelo telefone (51) 3224.3730. Os painéis acontecerão das 13h às 17h, e estão a cargo da Médica do Trabalho do Sindjus/RS e mestranda em Assédio Moral pela UFRGS, Jane Maria Wolff e da advogada especialista no tema, Jaqueline Matiazzo.

    O encontro é aberto a professores e alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, que devem fazer as inscrições na coordenadoria do Curso, no mesmo prazo (17 a 24/9).

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações1231
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-sobre-assedio-moral-traz-situacoes-que-sao-realidade-entre-servidores-no-judiciario/100066578

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)